A Fifa confirmou nesta sexta-feira os clubes que vão atuar no Mundial de Clubes 2023, que será disputado no Marrocos de 1º a 11 de fevereiro.
Assim, ficou definido que o Flamengo fará sua estreia no dia 7 de fevereiro contra o Wydad Casablanca (representante do Marrocos, anfitrião) ou o Al Hilal (da Arábia Saudita, campeão asiático).
A edição deste ano do Mundial de Clubes terá sete equipes: Flamengo (campeão da América do Sul), Real Madrid (campeão da Europa), Al Ahly (campeão da África), Auckland City (campeão da Oceania), Al Hilal (campeão da Ásia), Seattle Sounders (campeão das Américas Central e do Norte) e Wydad Casablanca (representante do país-sede).
Saiba mais sobre os jogos do Mundial de Clubes 2023
A partida de abertura do Mundial de Clubes de 2022 será entre Al Ahly e Auckland City, com partida a ser definida antes do sorteio. Quem vencer esse jogo enfrentará o Seattle Sounders
Quem for mais forte enfrentará o Real Madrid nas semifinais. Vencedor do Flamengo x Wydad Casablanca x Al Hilal avança para as semifinais. Veja abaixo mais detalhes
- Jogo 1: Al Ahly (Egito) x Auckland City (Austrália)
- Jogo 2: Seattle Sounders (Estados Unidos) x Vencedor do Jogo 1
- Jogo 3: Wydad Casablanca (Marrocos) x Al Hilal (Arábia Saudita)
- Semifinal 1: Flamengo x Vencedor do Jogo 3
- Semifinal 2: Real Madrid x Vencedor do Jogo 2
- Final: Vencedor da Semifinal 1 x Vencedor da Semifinal 2
Formato do Mundial de Clubes está prestes a mudar
A Fifa planeja mudar o formato do Mundial de Clubes. A intenção da entidade, da última vez que falou publicamente sobre o assunto, é ter 32 clubes na competição a partir de 2025.
Além disso, a cada quatro anos, eles planejam sediar uma versão feminina da competição. O número de equipes por continente na divisão masculina ainda não foi determinado.
Entretanto, UEFA e a European Club Association (ECA) querem 12 representantes na Europa. Isso é o que eles estão pedindo em apoio ao jogo. Mas nenhum deles tem um lugar claro ainda.