O Campeonato Mineiro desse ano tem seu início adiado e pode ser até mesmo suspenso. A informação foi dada pela Rádio Itatiaia. Denúncias de uma equipe contra outra motivaram a decisão. Abaixo, explicamos o que está acontecendo.
Decisão da justiça desportiva
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) suspendeu o início do Campeonato Mineiro de 2023. A decisão foi tomada em função de uma denúncia do Betim sobre irregularidades do Ipatinga.
O Ipatinga foi um dos times que que ascenderam à elite do Campeonato Mineiro no ano passado. O torneio estava programado para começar em 21 de janeiro.
“De toda a sorte, por meio da última decisão proferida por sua Presidência, embora na pessoa, agora, de seu Vice-presidente, o TJD Mineiro contrariou sua posição institucional anteriormente manifestada, no sentido de somente agora, designar Sessão de Julgamento para apreciar o recurso, o fazendo para o dia 19/01/23”, diz parte da decisão do STJD.

Caso se arrasta desde o ano passado
Em outubro, o Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) abriu investigação sobre o caso. Tratava-se de uma denúncia de uma suposta falsificação de documentos por parte do Ipatinga. O Betim acusou o time do Vale do Aço de falsificar a assinatura das carteiras de trabalho de todos os atletas que disputaram a competição.
A denúncia se referia especialmente aos jogadores relacionados para a partida disputada contra o Boa Esporte.
“Diante desta moldura, outro caminho não há que ser trilhado, senão o da CONCESSÃO DA LIMINAR vindicada, por meio da determinação de suspensão do início do Campeonato Mineiro Modulo I de 2023, até o trânsito em julgado do Processo n.329/22 do TJDMG, ou ulterior determinação deste STJD”, diz a decisão do STJD.
Segundo a denúncia feita ainda em 26 de setembro, pelo Betim, o Ipatinga teria falsificado: “a assinatura das carteiras de trabalho de todos os atletas que disputaram a competição, especialmente aqueles que foram relacionados para a partida disputada contra o Boa EC, no último dia 30.07.2022, válida pela 10ª rodada da competição“.
Campeonato Mineiro 2023 só começa após julgamento
O STJD decidiu que o Campeonato Mineiro 2023 só pode começar após o julgamento do mérito da denúncia do Betim pelo Pleno do TJD-MG. Este tribunal, por sua vez, emitiu edital de citação para uma sessão extraordinária de julgamento virtual.

Nela, vão analisar o caso envolvendo Betim e Ipatinga. O encontro acontecerá na próxima quinta-feira. Em nota, a Federação Mineira de Futebol (FMF) afirmou que ainda não foi notificada da decisão.
Campeão em 2005 e rebaixado em 2011, o Ipatinga só retornou à elite do futebol de Minas Gerais em 2022, após o vice-campeonato do Módulo II. Agora, corre risco diante esse terrível imbróglio.