Na madrugada deste domingo (29), um dos traficantes mais perigosos e violentos do RJ fugiu do presídio onde cumpria pena no completo de Bangu, no Rio de Janeiro, com a ajuda de uma corda chamada de “tereza”.
Jean Carlos Nascimento dos Santos, conhecido como “Jean do 18”, comandou uma incursão no fórum de Bangu em 2013 e matou o próprio advogado em 2016, segundo a polícia. O criminoso cumpre pena na prisão desde 2017.
Assim com mais 15 presos, Jean conseguiu fugir da Penitenciária Lemos de Brito, localizada no Complexo Gericinó de Bangu através de uma corda feita de lençóis (teresa) jogada ao lado da base do serviço de operações especiais atrás do complexo prisional após uma queda de energia no local.
O que diz a Seap sobre a fuga em Bangu
O Serviço Penitenciário do Estado (Seap) informou em nota que “desde que soube da ocorrência, mobilizou-se para apurar as circunstâncias do ocorrido, suspender imediatamente as visitas e pressionar por uma vistoria completa na unidade”.
A secretária Maria Rosa Lo Duca Nebel foi ao presídio para acompanhar a investigação, e enviou a Delegacia de Perseguição Criminal (Recap) para fazer buscas por foragidos na rua.
Maria Rosa também ordenou a transferência para Bangu 1 de dois guardas pertencentes à mesma facção do foragido: Alcimar Pereira dos Santos e Anderson Ribeiro Dias.